error while rendering ufal.color

Incubadora Tecnológica de Economia Solidária - ITES Campus Arapiraca — Universidade Federal de Alagoas

Incubadora Tecnológica de Economia Solidária - ITES Campus Arapiraca

A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária da Universidade Federal de Alagoas (ITES/UFAL), fica localizada no Bloco C do Campus Arapiraca e tem como missão contribuir para o desenvolvimento territorial através da incubação de redes locais de economia solidária por meio de tecnologias sociais e gestão coletiva dos bens comuns voltadas às necessidades e potencialidades das comunidades.

Seus objetivos são:

• Incubação de Empreendimento Econômico Solidário (finanças solidárias, agroecologia, turismo de base comunitária, empreendimentos culturais, e outros empreendimentos produtivos e prestação de serviços);
  • Formação e capacitação em economia solidária;
  • Produção, sistematização e divulgação científica no campo da economia solidária;
  • Elaboração, desenvolvimento e implementação de tecnologias sociais;
  • Apoio à formulação de políticas públicas para o desenvolvimento local;
  • Iniciativas de apoio ao desenvolvimento rural sob o eixo da agroecologia;

Atualmente, os projetos que estão em andamento sob sua responsabilidade são: Incubação do Banco Comunitário Olhos D'Água (Igaci-AL); Incubação de cooperativas de crédito (COOPERAGRE); Incubação da Associação de Agricultores Alternativos - AAGRA (Fortalecimento da feira de agricultura familiar de Igaci); Implantação do Ponto de comercialização da Agricultura Familiar na UFAL - Campus Arapiraca; Elaboração de um livro com a sistematização da experiência da ITES/UFAL.

Estão envolvidos na coordenação da incubadora os docentes Prof. Leonardo Leal, Prof. Rafael Navas e Prof. Marconi Tabosa; e contam como colaboradores e bolsistas Suzanny Carla, Larissa Oliveira, Lizandra Araújo, Alã Ywirgo, Maria Adriele Lopes.

Saiba mais: ites@arapiraca.ufal.brhttps://www.facebook.com/ites1ufal/