Perfil do Egresso

Perfil Comum

Considera-se como perfil comum do Engenheiro Agrimensor o estabelecido no Parecer CNE/CES n° 1362, de 12 de dezembro de 2001, que versa sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia. Este parecer estabelece que os profissionais egressos dos cursos de Engenharia devem apresentar uma sólida formação técnico-científica e profissional geral, de maneira que estejam aptos na absorção e desenvolvimento de novas tecnologias, que apreenda a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, ressaltando uma visão ética e humanística voltada ao atendimento das demandas da sociedade. Em 11 de março de 2002, este aspecto é ratificado na Resolução CNE/CES n°11, sob a afirmativa de que o Engenheiro deve apresentar formação generalista, humanista, crítica e reflexiva.

 Perfil Específico

O Curso de graduação em Engenharia de Agrimensura visa a formação de profissionais cujo perfil é definido por: 1) Habilidade de percepção da responsabilidade social e da atuação da Engenharia de Agrimensura em atendimento as possíveis promoções do bem estar e desenvolvimento da sociedade, destacando, assim, um profissional com conscientização humanística; 2) Competência de atuação nas seguintes áreas do conhecimento: Geodésia; Topografia; Batimetria; Aerofotogrametria; Cartografia; Sistemas de Informações Geográficas/Geoprocessamento; Sensoriamento Remoto; Levantamentos Cadastrais (rural e urbano); Georreferenciamento por rastreio de satélites artificiais; Projeto geométrico de loteamentos, de estradas de rodagem, de irrigação e drenagem; Locação de obras de construção civil, de loteamentos, de sistemas de saneamento, de irrigação e drenagem, de túneis; de traçado de cidades e de estradas. Destaque-se, também, a competência para atuar como perito judicial nas7 ações: retificação de registro imobiliário, demarcatórias e divisórias e usucapião; 3) Capacidade de coordenar (exercendo atividade de liderança) e supervisionar equipes, elaborar e executar projetos, atuar, de forma integrada, em equipes multidisciplinares; 4) Aptidão para realizar pesquisas em sua área de conhecimento.