Ciência Animal

Sobre o curso

O símbolo do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal é um Design de autoria de Cassandra Kopnits. O "C" e o "A" representam pictoricamente formas de animais. POde-se enxergar a cauda de um felino, de um cão ou de um equino. Ainda é possível visualizar a cabeça com chifre de um ruminante. Em perspectiva mais ampla, o conjunto da imagem forma um globo ocular, apontando para o futuro/informação.

Aprovado pela CAPES no ano de 2015, o Programa em nível de mestrado começou a funcionar em abril de 2016, tendo como objetivo principal estimular a formação de docentes, pesquisadores e profissionais qualificados para atuar no desenvolvimento regional, difusão da inovação, pesquisa e atuação em saúde única. Consequentemente, o programa permitiu a melhoria de forma sustentável da produção animal e qualidade de vida da população, particularmente no Estado de Alagoas. Até o primeiro semestre de 2024, o PPGCA formou 56 mestres que atuam em diferentes níveis na área de Medicina Veterinária ou áreas afins no Estado de Alagoas.

Recentemente, como resultado das políticas de melhoria do Programa de Mestrado, embasadas por resultados da autoavaliação, docentes de outras Unidades e Departamentos da Universidade Federal de Alagoas, bem como de outras IES, ingressaram no quadro docente do Programa. Atualmente, além dos docentes vinculados ao curso de Graduação em Medicina Veterinária do CECA, o Programa conta com docentes do curso de graduação em Zootecnia do CECA e do Campus Arapiraca e Docentes do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) do Campus Sede (A.C. Simões).

Como resultado da evolução do quadro docente e atividades desenvolvidas, elevando o conceito do curso para nivél 4 no ano de 2023 foi submetida à CAPES a proposta de oferta de vagas no Programa em nível de Doutorado, sendo aprovada no final de 2023, com ingresso da primeira turma previsto para o ano de 2025. Foi elaborado ainda um planejamento estratégico, como forma de traças objetivos, metas e estratégicas para que o Programa continue evoluindo. 

 

Saiba mais