Trancamento de Curso

COMO FAÇO PARA TRANCAR O CURSO?

 

Regras Gerais: 
1. O trancamento do curso deverá ser solicitado dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico em vigência;

2. A solicitação poderá ou não ser autorizada pelo COLEGIADO DO CURSO;

3. O trancamento de matrícula no período poderá ser efetivado pelo prazo máximo de 04 (quatro) semestres, consecutivos ou não, quando então obrigar-se-á o aluno a reassumir as atividades acadêmicas de seu curso, sob pena de desligamento do mesmo;

4. Somente a partir do 2º (segundo) período será permitido ao aluno o trancamento de Curso, exceto nos casos de necessidade de afastamento por questões de saúde, comprovados pela junta médica da UFAL, ou decorrente de serviço militar obrigatório;

5. Durante a pandemia, o trancamento poderá ocorrer a qualquer momento nos componentes curriculares/disciplinas ofertados total ou parcialmente, sendo observada a situação em que o/a estudante cujo membro da família resida no mesmo espaço físico e ateste diagnóstico do novo coronavírus (Sars-Cov-2);

6.  Excepcionalmente, estudantes do primeiro período, poderão solicitar o trancamento de curso no
prazo previsto no Calendário acadêmico (RESOLUÇÃO Nº 05/2022-CONSUNI/UFAL, de 15 de fevereiro de 2022.).



  • Para solicitações:

Acesse os links abaixo:

https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/drca-trancamento-de-matricula-do-curso/view

https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/expedicao-de-diplomas-e-certificados/declaracao-de-veracidade-e-autenticidade-de-documentos-drca.pdf

a) Preencha, corretamente e em (letras de forma), e assine os documentos contidos nos links ;
b) Anexe uma cópia do RG e Histórico Acadêmico;
c) Anexe a Declaração de Quitação com a Biblioteca Setorial;
d) Caso esteja solicitando por problemas de doença (item 4º ou 5º das regras gerais), anexe todos os documentos que comprovam a doença, tais quais atestados, exames e outros que julgar necessários.

Envie todos os documentos em apenas um arquivo PDF para o e-mail da Secretaria: 

secretaria.engenharias@ceca.ufal.br  (PARA OS CURSOS DE AGROECOLOGIA, ENGENHARIA AGRIMENSURA, ENGENHARIA ELETRICA, ENGENHARIA ENERGIA, ENGENHARIA FLORESTAL)

sca@ceca.ufal.br (PARA OS CURSOS DE AGRONOMIA, MEDICINA VETERINÁRIA, ZOOTECNIA)



Não esqueça: Junte toda a documentação em um só arquivo no formato PDF na seguinte ordem: 1) Formulário de Trancamento de Matrícula do Curso; 2) Cópia do RG; 3) Histórico Analítico; 4) Declaração de Quitação da Biblioteca; 5) Declaração da Veracidade das Informações e Autenticidade dos Documentos Apresentados (em anexo), devidamente preenchida e assinada.

A Declaração de Quitação poderá ser conseguida através do sistema SIBI da Ufal (clique em Meu Pergamum e coloque a sua senha da Biblioteca): http://sibi.ufal.br/portal/
Em seguida, clique em Empréstimo e em Declaração de Nada Consta.
Lembre-se de liberar o pop-up do seu navegador de Internet.

Caso não consiga, entre em contato com os bibliotecários do Ceca: