Manual de procedimentos após defesa
PROCEDIMENTOS APÓS DEFESA.pdf
Documento PDF (330.3KB)
Documento PDF (330.3KB)
PROCEDIMENTOS APÓS DEFESA
O envio da documentação para a homologação do diploma está condicionado à entrega
dos documentos listados abaixo no sistema SIGAA com o prazo máximo de 60 dias após
a realização da defesa. Conforme as instruções abaixo:
1º PASSO – CONSOLIDAÇÃO DA ATIVIDADE DE DEFESA:
•
A consolidação será efetuada pela secretaria até 05 dias úteis após a realização da
defesa de dissertação com status de aprovação. O orientador deverá encaminhar à
secretaria do PPGCA (através do e-mail ppgca@vicosa.ufal.br, com cópia para
mariana.madeiro@vicosa.ufal.br) a ata contendo todas as assinaturas. Não será
aceita ata preenchida de maneira incompleta.
2º PASSO – SUBMISSÃO
DISSERTAÇÃO:
•
DA
VERSÃO
FINAL
CORRIGIDA
DA
No SIGAA, na aba Ensino, aparecerá a opção de Produções Acadêmicas. Ao
selecionar esta opção você visualizará a opção “Acompanhar procedimentos
pós defesa”. Chegar a este acesso no sistema é fundamental! Todo o processo de
homologação de diploma será feito por este caminho. Não será necessário
encaminhar à secretaria nenhum documento físico.
•
Submeta, em PDF, a versão final corrigida de sua dissertação. Neste passo, ainda
não é necessário que a biblioteca tenha encaminhado a ficha catalográfica.
3º PASSO – APROVAÇÃO
DISSERTAÇÃO:
•
DA
VERSÃO
FINAL
CORRIGIDA
DA
Apenas o seu orientador terá acesso ao arquivo enviado (por você) no 2º passo,
sendo dele a responsabilidade de aprovar a versão final corrigida da dissertação.
Sendo assim, após submeter a versão final corrigida, comunique ao seu orientador
e aguarde a validação no sistema.
4º PASSO - RESSUBMISSÃO DA VERSÃO FINAL CORRIGIDA DA
DISSERTAÇÃO COM FICHA CATALOGRÁFICA:
•
Neste momento, assim como no 2º passo, submeta a versão final corrigida de sua
dissertação. Neste passo, é obrigatório que a ficha catalográfica já esteja anexada
a sua dissertação.
•
A ficha catalográfica é um item obrigatório e deverá constar no verso da folha de
rosto. Este serviço é oferecido a toda comunidade da Ufal. Para solicitar o serviço,
o usuário deverá dirigir-se a Biblioteca através do e-mail
stefano.santos@vicosa.ufal.br, anexando a dissertação no formato Word.
5º PASSO – APROVAÇÃO DA VERSÃO FINAL
DISSERTAÇÃO COM FICHA CATALOGRÁFICA:
•
CORRIGIDA
DA
Mesmo procedimento do 3º passo.
6º PASSO – ASSINATURA DO TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO
7º PASSO – RECEBIMENTO DA VERSÃO FINAL PELA COORDENAÇÃO
•
Este passo será realizado apenas pela secretaria do PPG.
8º PASSO - INSERIR DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS:
Neste passo, anexe os documentos exigidos pelo DRCA e comunique por e-mail a
secretaria do programa. Lista de documentos:
•
•
•
•
•
•
•
•
Cópia da carteira de identidade legível;
Declaração de quitação com a biblioteca central;
Recibo da biblioteca comprovando a entrega da dissertação
Cópia do diploma de graduação (frente e verso);
Histórico Escolar da Pós-graduação (disponível no SIGAA);
Ata da defesa de dissertação;
Formulário de expedição do diploma de mestrado ou doutorado, preenchido e
assinado;
Declaração de quitação com o programa, comprovando que o aluno cumpriu todas
as exigências para obtenção do título requerido + documento fornecido na
Plataforma Sucupira (Disponibilizados pela secretaria do Programa após o
recebimento da versão final pela coordenação).
9º PASSO - EXPEDIÇÃO DO DIPLOMA
•
Após a conclusão do 8º passo, estando dentro do prazo de 60 dias, a secretaria
dará entrada no processo de homologação de diploma. Caso este prazo seja
ultrapassado, o discente deverá enviar declaração justificando o atraso. Esta
justificativa será apresentada ao colegiado do curso para aprovação e posterior
envio a Propep.
•
O prazo para a expedição do diploma de mestrado será, aproximadamente, de 120
dias, contados a partir da abertura do processo administrativo.
