Orientação para Discente: acesso ao SIGAA

Arquivo
ORIENTAÇÕES PARA DISCENTES - Como acessar pela primeira vez o SIGAA.pdf
Documento PDF (678.3KB)
                    Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
(SIGAA)
 Para o DISCENTE ter acesso a o SIGAA
Portal do Discente: Permite ao discente acessar o portal e acompanhar notas, realizar
matrículas, emitir certificados e realizar diversas operações.
Aluno deve acessar http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa e entrar no sistema utilizando usuário e
senha (caso já tenha acesso aos sistemas da UFAL, a senha é a mesma), sendo primeiro acesso,
deve fazer o cadastro.

Clicar em “Cadastre-se”.

Preencher com os dados já fornecidos anteriormente para a matrícula institucional.

Após o cadastro temos os seguintes passos:
1. DADOS PESSOAIS
Quando o aluno fizer login no sistema Sigaa, este será encaminhado para o portal do discente:

1.1 Atualizar Foto e Perfil
Permite que o usuário atualize sua foto e suas informações que foram previamente
cadastradas no sistema - ou cadastre-as, caso não tenha feito antes -, informações essas que
serão exibidas em seu perfil público. Para realizar a operação, acesse o SIGAA → Módulos →
Portal do Discente → Atualizar Foto e Perfil.

Na tela acima, é possível inserir os seguintes Dados do Perfil do usuário:


Foto do perfil do usuário no sistema. Para inserir a foto do perfil, informe se deseja
enviar uma foto arquivada em seu computador ou se prefere tirar uma nova foto
utilizando sua webcam.






Descrição Pessoal, isto é, sua descrição geral, com características que acredite ser
interessante para sua carreira acadêmica e profissional;
Áreas de Interesse de ensino e pesquisa e/ou profissional;
Link do Currículo Lattes;
Assinatura, isto é, forma como deseja que suas mensagens sejam assinadas na caixa
postal do sistema.

Para confirmar a inserção dos dados, insira sua Senha de acesso ao sistema e clique em Gravar
Perfil.
1.2 Meus Dados Pessoais
Esta funcionalidade permite ao usuário visualizar, no portal do discente, seus dados pessoais
cadastrados no sistema. Essas informações constarão no diploma que será recebido ao final
do curso. Para tanto, há a possibilidade de modificar alguns dos campos já preenchidos. No
caso de haver erro em dados pessoais bloqueados, o usuário terá de comparecer à
coordenação do curso para que se realizem as devidas alterações.
Para realizar a operação, acesse o SIGAA → Módulos → Portal do Discente → Meus Dados
Pessoais. A tela a seguir será exibida:

O aluno pode preencher ou alterar os dados permitidos. Após modificar os dados que julgar
necessário, clique em Confirmar.

2. EMITIR DECLARAÇÃO DE VÍNCULO
Esta funcionalidade permite a emissão de uma declaração de vínculo, por parte da Instituição,
afirmando que, para os fins que se fizerem necessários, o discente encontra-se devidamente
vinculado a Universidade. Para emitir a declaração de vínculo, o usuário deverá acessar o
SIGAA → Módulos → Portal do Discente → Ensino → Declaração de Vínculo.
Seguindo os passos acima descritos, a seguinte tela para a confirmação da abertura ou
download do arquivo será gerada. Para confirmar o download clique em OK.