Apresentação

Engenharia de Energia

O curso de graduação em Engenharia de Energia se beneficia de matéria prima limpa, natural e abundante no Estado (sol, vento e oceano), visando o estudo e o desenvolvimento de tecnologias que permitam o aproveitamento e a geração de energia solar, eólica e oceânica. Somam-se a isso, a utilização dos recursos hídricos da região, cujo emprego na geração de energia representa uma parcela significativa da matriz energética nacional, e o aproveitamento da biomassa proveniente da cana de açúcar, já empregada por algumas usinas sucroalcooleiras como fonte de geração de energia. A utilização desta matéria prima está alicerçada na significativa área de plantio no Estado, bem como no reconhecimento nacional do Centro de Ciências Agrária da Universidade Federal de Alagoas em pesquisas voltadas ao desenvolvimento de variedades de cana de açúcar, por meio do Programa de Melhoramento Genético da Cana de Açúcar, além do mestrado profissional em Energia da Biomassa, com linhas de pesquisa em etanol, biodiesel, biogás e florestas energéticas.

O QUE FAZ

É o ramo da engenharia que planeja, analisa e desenvolve sistemas de geração, transporte, transmissão, distribuição e utilização de energias renováveis. O engenheiro de energias renováveis lida com todas as formas de energias renováveis - solar (obtida através do sol), eólica (obtida através do vento), hidráulica (obtida através da energia potencial de uma massa de água), de biomassa (obtida através de elementos de origem orgânica), geotérmica (obtida através do calor da terra), das marés, dentre outras. Na área pública, pesquisa e traça estratégias para o setor energético, além de avaliar as necessidades de uma região ou setor e desenvolver projetos econômica e socialmente viáveis, sempre buscando soluções seguras e sustentáveis, que não agridam o meio ambiente. Pode coordenar programas de contenção e uso racional da energia, além de conceber, projetar e fabricar equipamentos mecânicos utilizados em sistemas que usem fontes renováveis de energia.

 

O QUE ESTUDA

O curso de Engenharia de Energias Renováveis possui um ciclo básico que demanda uma sólida formação nas áreas de Física, Matemática, Química e Biologia. Durante o curso o aluno irá adquirir conhecimentos específicos através das disciplinas de Mecânica dos Sólidos, Mecânica dos Fluídos, Máquinas de Fluxo, Geração e Propulsão, Transmissão e Distribuição de Energia, Biodiesel, Biogás, Etanol, Energia Solar, Energia Eólica, Energia dos Oceanos, dentre outras.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO/MERCADO DE TRABALHO

Uma das prioridades do governo brasileiro é investir na geração de energia para atender à crescente demanda da indústria e evitar uma crise energética num futuro próximo. Isso aquece o mercado para esse engenheiro. O país tem potencial de crescimento não apenas no setor hidrelétrico, mas também na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para a produção de energias alternativas. Os parques eólicos ganham expressão no Nordeste, a geração de energia de biomassa já é promissora. Isso amplia o leque de oportunidades de trabalho. O mercado de trabalho para este profissional não se restringe ao campo da produção, mas tem papel importante na indústria, através da otimização dos sistemas de consumo de energia.

 

COMO É O CURSO NA UFAL

O Curso de Engenharia de Energias Renováveis teve seu início no ano de 2014, cuja entrada é feita anualmente, em um total de 40 vagas/ano ( No primeiro semestre). O curso é integral, possui período mínimo para conclusão de cinco anos e integra a Campus de  Engenharia e Ciências Agrárias, Campus Rio Largo.

 

OBJETIVO DO CURSO:

O objetivo do curso de Engenharia de Energias Renováveis é formar profissionais aptos a compreender, explorar, inovar e manter fontes sustentáveis de energia de acordo com as necessidades dos indivíduos e das comunidades. Capazes de conceber pesquisa, desenvolver novas tecnologias e de produzir e distribuir energias oriunda de fontes renováveis.

O curso objetiva a formação de profissionais ecléticos, dotados de consciência política e visão global da conjuntura econômica, social, ambiental e humanística. Esses devem estar preparados para contribuírem na solução de problemas relacionados à geração de energia com visão crítica e transformadora da realidade regional e nacional. O Engenheiro de Energia, egresso deste curso, apresentará formação com ampla base científica e profissional, com conhecimentos técnicos, habilidades e competências.

 

TURNO:

Integral

 

CARGA HORÁRIA:

A carga horária total é de 3.815horas (horas/relógio).

 

DURAÇÃO:

Mínima – 10 semestres (cinco anos).

Máxima – 15 semestres (sete anos e seis meses).

 

TÍTULO: Engenheiro de Energias.

 

PORTARIA DE RECONHECIMENTO: Emitida no Diário Oficial da União n° 293, de 18 de junho de 2019

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES: Acessar o link: https://sites.google.com/site/engenhariadeenergiasrenovaveis/