Apresentação
TÍTULO DO EGRESSO:
Engenheiro Eletricista
PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO:
O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) foi criado em 12 de novembro de 2019, através da Resolução n.º 79/2019 do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFAL.
TURNO:
Integral
CARGA HORÁRIA:
A carga horária total é de 3.990 horas (horas/relógio).
DURAÇÃO:
Mínima – 10 semestres (cinco anos).
Máxima – 15 semestres (sete anos e seis meses).
OBJETIVO DO CURSO:
O Curso de Engenharia Elétrica tem como objetivo promover a formação de Engenheiros Eletricistas qualificados de formação generalista, podendo atuar nas subáreas de Eletrotécnica, Eletrônica, Telecomunicações e, Automação e Controle. Além de abordar temas da formação generalista tradicional, são abordados na matriz curricular do curso temas de vanguarda na atualidade, tais como: Eficiência Energética, Qualidade de Energia e Fontes Alternativas de Energia.
A estrutura curricular do curso de Engenharia Elétrica foi elaborada de forma a proporcionar aos egressos uma formação humana e profissional que conduzam ao desenvolvimento de uma postura ética e de habilidades técnicas e organizacionais, constituintes do perfil de um profissional competente, com visão de futuro e responsabilidade socioambiental.
PERFIL DO EGRESSO:
O engenheiro eletricista pode desenvolver atividades nas áreas de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, telefonia, antenas e propagação, instrumentação, automação, sistemas eletrônicos analógicos e digitais, projetos de circuitos digitais, entre outros. Prestar consultoria empresarial, administrativa e gerencial, bem como atuar em áreas multidisciplinares, que envolvem conhecimentos básicos de eletricidade, eletrônica, computação e bioengenharia, são outras atividades no horizonte do engenheiro eletricista.