Apresentação

TÍTULO:
Engenheiro Agrônomo

 

PORTARIA DE RECONHECIMENTO:
O Curso de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas foi criado em 01/11/1973, através da Resolução Nº. 13/1974 do Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa tendo início em 1974 e foi reconhecido pelo MEC através do DOC. 83.563, de 28/06/1979.

 

OBJETIVO DO CURSO:
O curso de Agronomia tem como objetivo formar Engenheiros Agrônomos para atender as necessidades do país e em particular do Nordeste e do Estado de Alagoas. Os egressos desse curso estão aptos a: desenvolver pesquisas nas áreas de irrigação e drenagem, fitotecnia e zootecnia e desenvolver programas de extensão. Observam-se duas tendências nos ingressantes: uma, a visão carente da agropecuária alagoana, expressa pela falta de incentivos e indefinição de políticas para o setor e a outra a visão dominante de trabalhar com produção animal e/ou vegetal em diferentes tipos de propriedades. Ambas as características ensejam boas possibilidades de discussão e debate sobre perspectivas profissionais e sua relação com o processo de aprendizagem em agronomia.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO 

TURNO:
Diurno

CARGA HORÁRIA:
A carga horária total é de 4.280 horas/aula

DURAÇÃO:
Mínima – 9 semestres (quatro anos e seis meses)
Média – 12 semestres (6 anos)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
O TCC será elaborado individualmente ou excepcionalmente poderá ser um trabalho coletivo mediante especificações das estratégias e metas de trabalho de cada integrante e apresentação de exposição de motivos que passarão pelo aceite do orientador e pela coordenação do TCC. Cada trabalho será orientado por um professor do CECA e deverá ser o resultado de uma pesquisa, de uma atividade de extensão, ou uma monografia baseada em revisão bibliográfica