Apresentação

O Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da UFAL teve início no ano de 2006, inicialmente, sendo ofertado na Fazenda São Luiz, município de Viçosa sob a gestão do Campus Arapiraca. Em dezembro de 2018, através de decisão do CONSUNI, proferida aos 04 de dezembro de 2017, o curso passou a ser ofertado através do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias – CECA. Atualmente, oferece 60 vagas anuais, com duas entradas semestrais.

A carga horária total do curso é de 5.500 horas, sendo 3.510 horas referentes à disciplinas obrigatórias, 800 horas de Estágio Supervisionado Obrigatório, de vivência laboral nos 10º e 11º períodos, 400 horas de atividades da parte flexível (complementares), 200 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a partir do 10º período e 590 horas de Atividades Curriculares de Extensão. A duração mínima para integralização do Curso é de 11 semestres e máxima de 16 semestres.

O Perfil do Egresso: O Médico Veterinário atua na prática clínica aos animais em todas as suas modalidades. Em sua atividade, aplica conhecimentos de clínica, cirurgia e fisiopatologia da reprodução com ênfase nos aspectos investigativos e laboratoriais, visando à determinação de agentes e de fatores causais, de diagnósticos e de tratamentos médicos ou cirúrgicos de enfermidades de diferentes naturezas. Atua na atenção à saúde animal e à pública, elaborando, executando e gerenciando sistemas de criação, manejo, nutrição, biotécnicas da reprodução e melhoramento genético, atentando ao bem-estar animal. Executa a inspeção sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e de seus derivados. Planeja, executa, gerencia e avalia programas em saúde, epidemiologia, controle e erradicação das enfermidades infecto-contagiosas, parasitárias e zoonoses, do saneamento ambiental, da produção e do controle de produtos biológicos. Coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos sócio-ambientais.